Dicas sobre o ENEM 2020 local de prova✅

local de prova enem 2020Para quem não sabe, o Exame Nacional do Ensino Médio, também chamado de ENEM, é o maior exame do país e serve como uma forma de avaliar o desempenho de alunos e instituições de Ensino Médio. Para se preparar, no entanto, é preciso conhecer todos os detalhes, tais como o ENEM 2020 local de prova.

O fato é que ainda tem um bom tempo para que os alunos possam se preparar para o ENEM 2020, mas é essencial estar a par de todas as informações a respeito dele para que seja possível se prepara corretamente.

Pensando nisso é que hoje vamos falar um pouco mais sobre o ENEM 2020 local de prova e como fazer a consulta para descobrir o seu, então, acompanhe e descubra todos os detalhes.

 

Como descobrir o ENEM 2020 local de prova?

O ENEM é um exame muito importante para o qual os estudantes se preparam o ano inteiro, a fim de ter um bom desempenho. com isso é possível ter mais chances de conquistar o acesso a universidades e benefícios de incentivo do Governo Federal.

O fato é que os dias das provas mesmo, bem como os dias que antecedem a realização desse exame, tendem a ser de muita tensão. Por isso mesmo é que a indicação é que os alunos se programem corretamente e com antecedência para saber os detalhes sobre ele, bem como o ENEM 2020 local de prova e o horário.

Para que seja possível consultar essas informações, basta seguir esses passos:

  • Acesse o site do ENEM através do https://enem.inep.gov.br/
  • Clique na opção que diz “Página do Participante”
  • Em seguida, você terá de informar o seu CPF e também a senha utilizada no momento do cadastro
  • Por fim, clique na imagem solicitada para resolver a charada de segurança
  • Clique em “entrar”

Vale lembrar que o seu usuário e senha foram criados por você mesmo, no momento em que fez a sua inscrição no ENEM. Por isso que é importante anotar e guardar bem, pois seu acesso será necessário em outros momentos como esse.

Pois bem, seguindo esses passos você terá acesso a uma página que traz todas as informações referentes ao seu Exame, tais como horário de realização e, claro, ENEM 2020 local de prova, com endereço.

 

Dicas sobre o ENEM 2020 local de prova

Como todo mundo sabe, não é incomum que muitos alunos cheguem atrasados ao local de prova e acabem perdendo a oportunidade de fazer o Exame, visto que existe um limite de tolerância em relação ao horário.

Muitas vezes isso acontece porque o aluno não conhece o local de prova e acaba se perdendo no caminho ou não tendo noção de quanto tempo o trajeto demora.

Por isso, a dica é que se você tiver oportunidade e condições, vá até o local de prova antes do dia da prova. Assim, você saberá quanto tempo a condução leva para fazer o trajeto, o ponto onde tem que descer e até mesmo pode conhecer o lugar.

Se você vai de carro a regra é a mesma, afinal, você pode se perder, achar que o trajeto é mais rápido e acabar trancado no trânsito e etc.

Então, sempre se programe para chegar com 1 hora de antecedência e se alguma coisa acontecer, você ainda terá um tempo para recuperar o atraso. Isso sem falar no tempo que é necessário para encontrar a sua sala dentro do seu ENEM 2020 local de prova.

 

É possível alterar o ENEM 2020 local de prova?

Normalmente o local de prova do ENEM é determinado considerando o endereço que o estudante cadastrou ao fazer sua inscrição, sendo escolhido pelo critério de proximidade da residência.

No entanto, mesmo depois de realizar a inscrição você ainda pode mudá-lo, desde que esteja dentro dos prazos estabelecidos pelo calendário do INEP.

Para que seja possível fazer essa alteração é preciso agir rapidamente, enquanto as inscrições ainda estão acontecendo. Isso porque depois que as inscrições se encerram, não é mais possível realizar nenhum tipo de alteração.

Assim sendo, o estudante precisa alterar o seu endereço, para que o sistema possa calcular novamente um local mais próximo para a realização da prova. Para fazer isso, basta seguir esses passos:

  • Acesse o site oficial da Página do Participante do ENEM, através do endereço https://enem.inep.gov.br/participante/#!/loginParticipante
  • Faça o seu login, digitando o seu CPF e senha cadastrados
  • Na barra lateral esquerda que aparecerá, escolha a opção que diz “município da prova”
  • Faça a alteração que você deseja
  • Para finalizar, clique em “Salvar”

Lembre-se que, dentro do prazo de inscrições, você poderá realizar as mudanças que desejar. No entanto, depois que esse prazo for finalizado, será automaticamente gerado um comprovante de alterações e ele é definitivo.

Vale lembrar que até o momento o Governo ainda não divulgou o edital do ENEM 2020, portanto, não se sabe as datas das inscrições e da divulgação de informações sobre o Exame.

O mais importante é já ir se preparando e continuar de olho para saber tudo o que precisa logo que o edital oficial for lançado, inclusive a data de divulgação do ENEM 2020 local de prova.

Leave a Reply