Quando sai o local de prova ENEM 2020✅

local de prova enemAs provas do Exame Nacional do Ensino Médio são de extrema importância para os jovens do país que querem ter acesso a universidades públicas e também às particulares com benefícios governamentais. No entanto, para isso, é preciso antes saber os detalhes sobre o exame, tal como o local de prova ENEM 2020.

Mais do que isso, ainda temos a novidade de que o ENEM de 2020 terá uma prova digital, que acontecerá em datas diferentes e está em apenas algumas cidades do país inicialmente, embora a perspectiva seja informatizar 100% do processo até 2026.

Então, se você está interessado nesse assunto, quer se programar para a prova e precisa saber quando vai sair a divulgação do local de prova ENEM 2020, é só continuar lendo que hoje falaremos mais sobre o assunto.

 

Entendendo o ENEM 2020

O ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio e no seu princípio ele servia como uma forma de avaliar o desempenho dos alunos que estavam concluindo o ensino médio e também das instituições de ensino.

Com o tempo, ele foi ganhando novas atribuições e hoje possui uma importância fundamental, servindo como processo de seleção para universidades públicas, bolsas em universidades privadas e acesso a benefícios do Governo Federal, tais como o ProUni e também o FIES.

Mais do que isso, muitas universidades particulares já aceitam o resultado do ENEM para o ingresso do aluno, não sendo necessário fazer o vestibular.

Vale lembrar ainda que qualquer pessoa pode se inscrever para fazer o exame, mesmo que já tenha completado o ensino médio, mas caso não tenha feito os anos anteriores, será preciso justificar a ausência.

Mais do que isso, normalmente as provas são aplicadas em dois domingos diferentes, sendo mais comum no mês de novembro.

Já as questões, é importante lembrar que elas são divididas em quatro grandes áreas de conhecimento, que são seguintes:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias

Além disso, ainda tem uma redação de até 30 linhas feitas sobre um assunto que só é revelado no dia.

O mais importante de tudo é sempre ler bem o edital e ficar ciente de que qualquer alteração feita em relação aos anos anteriores, estará no edital. No entanto, enquanto o edital não for lançado e você não tiver certeza sobre o local de prova ENEM 2020, você já pode ir se preparando da mesma forma e estudando para ter bons resultados.

O que podemos afirmar é que o local de prova ENEM 2020 é sempre determinado de acordo com a proximidade do seu endereço, ou seja, você dificilmente fará a prova em outra cidade ou algo assim.

 

Previsão da divulgação do local de prova ENEM 2020

De uma forma geral, o local de prova ENEM 2020 e os horários das provas são sempre informados através do cartão de confirmação de inscrição, que é algo individual e é enviado aos inscritos algumas semanas antes das provas.

Quem é responsável pela divulgação dessas informações é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, mais conhecido também como INEP.

O comum é que isso aconteça em outubro, algumas semanas antes dos dias das provas. Embora essas informações ainda não estejam disponíveis, fica aqui o passo a passo para você conferir o local de prova ENEM 2020 quando ele já estiver liberado:

  • Acesse o site oficial do INEP através do endereço enem.inep.gov.br
  • Informe o seu número de CPF e a senha que você cadastrou quando fez a sua inscrição no Exame
  • Preencha também o desafio que segurança que é solicitado
  • Em seguida, você terá acesso a uma página de informações
  • Clique na opção que diz “Local da Prova ENEM”

Pronto, seguindo esses passos simples você poderá ter acesso ao seu cartão de participante, portanto, fique atento à divulgação oficial das datas que ainda não aconteceu. Também é possível acompanhar as atualizações a respeito do local de prova ENEM 2020 e outros assuntos através do aplicativo do INEM ENEM.

 

Dicas sobre o local de prova ENEM 2020

Pois bem, quem é que nunca viu o clássico dos “atrasados do ENEM” que é compartilhado todos os anos, não é mesmo?!

Então, fique sabendo que boa parte desses problemas acontecem porque as pessoas não conhecem o local de prova e não sabem como ir.

Sendo assim, uma das dicas é procurar ir conhecer o local de prova antes mesmo do dia da mesma, se possível já usando o transporte que você usará no dia.

Mais do que isso, saia de casa cedo para poder chegar no local de prova ENEM 2020 com antecedência. Lembre-se de considerar o trânsito que pode acontecer no dia, lembrando que o ideal é estar lá 1 hora antes, também para poder encontrar a sua sala e ter tempo para se concentrar.

Caso o local determinado pela organização do Exame tenha ficado muito fora de mão para você, a dica é solicitar uma troca no local de prova ENEM 2020. No entanto é preciso fazer isso sempre dentro dos prazos determinados pelo ENEM.

Pronto, agora você já sabe todos os detalhes sobre o local de prova ENEM 2020, como encontrar o seu e como chegar lá com segurança e tempo!

 

Leave a Reply