Inscrições ENEM 2020✅[Tudo a Respeito]

inscrições do Enem 2020O ENEM é considerado o Exame mais importante do país para os alunos no Ensino Médio, especialmente para os que estão interessados em garantir uma boa colocação nas universidades ou também bolsas de estudo. Por isso, é essencial saber como realizar as inscrições ENEM 2020.

O fato é que o Exame Nacional do Ensino Médio é uma ótima maneira de avaliar o desempenho dos alunos do Ensino Médio e também das instituições de ensino e foi por isso que ele foi criado.

No entanto, atualmente, ele é uma forma de conseguir bolsas de estudos parciais ou integrais e ainda garantir o acesso a alguns benefícios do Governo, tal como o financiamento estudantil. Então, para saber um pouco mais sobre as inscrições ENEM 2020, continue lendo e descubra mais.

 

Quando começam as inscrições ENEM 2020?

Pois bem, o edital do ENEM normalmente é lançado no final de março de cada ano e é nele que os estudantes podem conferir todas as informações e detalhes a respeito dos cronogramas, datas, horários das provas, inscrições e todos outros detalhes.

Então, o que você precisa saber é que esse edital ainda não foi lançado, mas a previsão é de que isso aconteça em breve, pois ele contém uma série de informações muito importantes.

No entanto, se o cronograma desse ano mantiver os mesmos parâmetros dos anos anteriores, é bem possível que as informações sejam as seguintes:

  • De 02 a 05 de abril de 2020: início e término do prazo para solicitação da isenção da taxa de inscrição.
  • 23 de abril: resultados sobre as solicitações de isenção da taxa de inscrição, essencial para quem fez o pedido.
  • 05 de maio: resultado da solicitação de quem entrou com recurso para obter a taxa de isenção negada na primeira solicitação.
  • 07 a 18 de maio: data de início e término das inscrições ENEM 2020.
  • 22 de outubro: divulgação das notas e também dos locais onde serão realizadas as provas.
  • 04 a 11 de novembro: datas de aplicação das provas do ENEM 2020
  • 14 de novembro: publicação de todos os gabaritos e também dos cadernos de questões.
  • 18 de janeiro de 2021: Divulgação dos resultados do ENEM 2020, informando a pontuação obtida por cada estudante.

Já a pontuação da redação do ENEM 2020 só será divulgada em março de 2021 pois requer um maior tempo de avaliação. Também é divulgado junto o espelho para conferência da mesma.

 

Como realizar a inscrições ENEM 2020?

Pois bem, o fato é que as inscrições ENEM 2020 ainda geram muitas dúvidas e é preciso estar por dentro dos detalhes para não perder as datas e acabar ficando sem a possibilidade de realizar o exame.

Então, fique sabendo que os candidatos, sejam eles isentos ou não, precisam realizar o preenchimento do formulário que está no site do INEP para fazer a sua inscrição.

No entanto, é preciso lembrar que esse formulário só ficará disponível a partir do mês de maio de 2020, que é quando as inscrições ENEM 2020 abrem oficialmente.

Então, para dar início ao processo de inscrições ENEM 2020, tenha em mãos os seus documentos de identificação e também dados sobre a sua escolaridade. Depois, basta seguir esses passos:

  • Acesse o site oficial do INEP na página de participante através do https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial
  • Os primeiros dados solicitados serão o seu número de CPF e também a data de nascimento.
  • Depois, serão solicitados dados como número da identidade, endereço e telefone
  • Informe os dados acima e clique em “salvar”
  • Em seguida, crie uma senha de 6 a 10 dígitos e guarde-a bem pois você vai precisar usá-la outras vezes
  • Na seção de “atendimento especial” informe se possui algum tipo de deficiência física, se é gestante ou se possui algum tipo de necessidade especial.
  • O passo seguinte é selecionar o idioma
  • Informe sua situação escolar, se já concluiu ou se ainda está cursando o Ensino Médio
  • Depois, realize o preenchimento do formulário socioeconômico, respondendo sempre com total veracidade as informações relacionadas aos rendimentos da família.

Por fim, basta verificar atentamente se todas as suas informações digitadas estão corretas e depois clicar na opção “concluir”. Fazendo isso, será gerado um boleto para o pagamento da taxa de inscrições ENEM 2020.

Lembre-se sempre que é essencial pagar o boleto até a data de vencimento, pois se isso não for feito, a inscrição no exame é cancelada automaticamente.

Vale lembrar que há como conseguir a isenção da taxa de inscrições ENEM 2020. Para isso, o estudante precisa atender alguns requisitos, tais como:

  • Ser cursado o ensino médio todo em escolar pública (isenção automática)
  • Fazer parte de uma família de baixa renda com ganhos de até 1 salário mínimo ou menos por integrante
  • Ter feito o ensino médio em escolar particulares mas como bolsista
  • Fazer parte de uma família de baixa renda que está inscrita no Cadastro Único do Governo Federal.

Vale lembrar ainda que antes da abertura oficial das inscrições ENEM 2020, o portal do INEP recebe pedidos de isenção e se você tem direito a esse benefício, não perca a oportunidade e preencha o formulário.

Pronto, agora você já sabe todos os detalhes sobre as inscrições ENEM 2020, como fazer e as possíveis datas do ano, aproveite essas informações!

Leave a Reply