INEP ENEM→página do participante, site e inscrições

conheça o inep enemTodos aqueles estudantes que têm a intenção e o objetivo de participar do Exame Nacional do Ensino Médio já devem que ficar atentos ao INEP ENEM 2020. Isso porque a melhor forma de se preparar é estar com todas as informações desse processo seletivo em mãos, a fim de que seja possível se organizar.

Não podemos negar que esse é um dos produtos mais concorridos do país e reúne candidatos de todo o Brasil e busca de uma boa colocação para conseguirem acesso ao ensino superior.

Pois foi pensando justamente nisso que hoje decidimos falar um pouco mais sobre esse assunto e entender melhor como é que funciona o INEP ENEM e todos os detalhes que você precisa saber para já ir se preparando, acompanhe.

 

INEP ENEM 2020

O INEP juntamente com o Ministério da Educação são os órgãos responsáveis pela administração do exame, bem como pelos processos que são relacionados a ele. Assim, eles também são ótimas fontes de informação para quem tem dúvidas.

Para quem não sabe, o INEP é o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, sendo ele uma autarquia associada ao MEC, que é o Ministério da Educação.

É por meio do site dele que os estudantes realizam as suas inscrições para o ENEM 2020 e também pode acompanhar os seus resultados.

O principal objetivo do INEP ENEM é contribuir para a criação de políticas educacionais em diferentes níveis governamentais, contribuindo para que o país tenha mais desenvolvimento social e econômico.

É por isso mesmo que a instituição atua de forma precisa nas seguintes áreas:

  • Avaliações, exames e indicadores da Educação Básica;
  • Avaliação, exames e indicadores da Educação Superior
  • Ações Internacionais
  • Biblioteca e arquivo de educação
  • Estatísticas educacionais

Mais do que isso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, o INEP, também é um dos principais responsáveis pela administração dos processos relacionados ao Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.

O ENEM, por sua vez, é um processo seletivo que serve para avaliar o desempenho e o conhecimento dos alunos que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio.

Então, com a nota obtida no exame os alunos podem conseguir benefícios e incentivos do Governo para cursarem o Ensino Superior.

 

Site oficial do INEP ENEM 2020

Para quem não sabe, a maioria das etapas relacionadas ao ENEM pode ser feitas e acompanhadas de forma completamente online, através do site dele mesmo. Por meio desse porta é possível as seguintes ações:

  • Realizar a inscrição para o Exame
  • Consultar detalhes sobre o Exame, tais como locais de prova
  • Consultar os resultados e gabaritos das provas
  • Outras ações para os participantes

O melhor de tudo é que o site do INEP ENEM é bastante informativo e fácil de ser utilizado e acessado. Tudo isso é feito e pensado para que os candidatos não tenham dificuldades na realização das mais variadas ações necessárias.

Se você ainda não conhece, pode acessar o site do INEP ENEM através do www.enem.inep.gov.br. Se quiser saber mais, vamos dar o passo a passo no tópico a seguir.

 

Passos para acessar o site do INEP ENEM

Para poder acessar o site do INEP ENEM através do seu navegador, siga esses passos.

  • Abra os eu navegador de preferência
  • Na barra de endereços, digite o endereço do site oficial do INEP ENEM, que é enem.inep.gov.br
  • Pressione a tecla “enter” e aguarde até a página ser carregada

Ao fazer isso, você terá a opção de acessar a página do participante informando o seu CPF e senha, caso já seja cadastrado. Se você ainda não é cadastrado, pode se cadastrar quando o período de inscrições abrir.

Caso você já tenha cadastro mas tenha esquecido a sua senha de acesso, o sistema oferece a opção que diz “recuperar senha do ENEM”. Clique nessa opção e depois basta seguir os passos solicitados para recuperá-la.

Uma outra opção para acessar a página do INEP ENEM é através do Google, que é um excelente mecanismo de busca. Para isso, siga esses passos:

  • Abra o seu navegador de preferência
  • Na barra de pesquisas do Google, digite “INEP ENEM”
  • Uma série de resultados serão carregas mas a página oficial do exame deve ser a primeira que aparece.
  • Clique na página correspondente e confira se o endereço está correto para ter certeza de que está mesmo na página oficial.

Para ter acesso aos seus dados ou mesmo se inscrever no ENEM, basta acessar o botão que diz “Página do participante”. Saiba que é sempre nessa página que você encontrará todas as informações referentes ao seu local de prova, sua inscrição, pedido de isenção da taxa de inscrição e todos os detalhes importantes.

Então, seguindo essas dicas acima você não terá problemas para ter acesso a essas informações e já pode se informar corretamente sobre tudo o que precisa saber sobre ele.

O mais importante é lembrar que o edital para o ENEM 2020 ainda não foi oficialmente lançado e que tudo o que se tem são suposições de datas e detalhes baseados nas edições anteriores. No entanto, nada disso impede que você já vá se preparando e estudando bastante para ter um bom resultado.

Pronto, agora você já sabe mais sobre ele, como funciona, a inscrição e como acessar a página. Aproveite essas informações e boa sorte!

Leave a Reply