Calendário ENEM 2020 [Tudo a Respeito✅]

saiba mais sobre o calendário enem 2020 O ENEM é um exame muito importante para os alunos do ensino médio que pretendem cursar uma universidade e precisam de incentivos governamentais para isso. É por isso que se faz essencial conhecer o calendário ENEM 2020.

Somente com a informação na palma da sua mão é que você poderá se programar e fazer tudo o que precisa ser feito nos prazos corretos para não perder a sua oportunidade de fazer e Exame Nacional do Ensino Médio.

Pensando justamente nisso é que hoje vamos falar um pouco mais sobre o calendário ENEM 2020 para conhecer todos os prazos que os alunos têm para realizar os procedimentos necessários.

 

Calendário ENEM 2020

Como você já deve saber, o edital do ENEM ainda não foi oficialmente lançado e é por isso que ainda não se sabe as datas exatas de todos os processos do exame. No entanto, baseado no ano anterior, é possível ter uma boa ideia dos prazos e entender melhor sobre o calendário ENEM 2020, veja:

  • Por volta do dia 20 de março de 2020

Essa é a data que está previsto o lançamento do edital, que é o documento que traz todos os detalhes sobre as etapas e novas regras do ENEM.

  • Durante o mês de abril de 2020

Na primeira semana de abril, normalmente, inicia-se o período para solicitação da taxa de inscrição, que dura por volta de 10 dias e o processo é feito pelo site mesmo.

Para quem obteve a isenção no ano anterior e não compareceu a um dos dias de prova, será necessário justificar a ausência para ter acesso ao benefício novamente.

Os pedidos de isenção e também as justificativas de ausência devem ser feitas por meio online.

No meio de abril, por volta do dia 15, devem ser divulgados os resultados dos pedidos de isenção e também das justificativas de ausência do ano anterior.

Em seguida, abrem-se os recursos para a solicitação referente a isenção da taxam e ou nova justificativa de ausência, por um período que dura cerca de 4 dias.

  • Durante o mês de maio de 2020

Na primeira semana de maio são divulgados os resultados referentes aos recursos de isenção e justificativa das taxas.

Logo em seguida, possivelmente ainda na primeira semana de maio, são abertas as inscrições, lembrando que é sempre essencial esperar a publicação dos resultados dos recursos.

Normalmente, as inscrições ficam abertas por 10 dias e são realizadas diretamente pela página no participante do ENEM.

Os estudantes que tenham algum tipo de deficiência ou estejam em condições especiais, tais como gestantes e lactantes, devem fazer a solicitação de atendimento específico.

Por volta do dia 20 de maio acaba o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do ENEM para quem não pediu ou não conseguiu a isenção.

No fim de maio ocorre o período de atendimento por nome social, voltado para transgêneros e transsexuais.

  • Outubro de 2020

Na primeira semana de outubro ocorre normalmente a divulgação do cartão de confirmação da inscrição, que é onde o aluno fica sabendo os detalhes sobre local de prova.

Nos dias 11 e 18 de outubro ocorre a aplicação das provas do ENEM digital, lembrando que essas datas já foram confirmadas pelo MEC (Ministério da Educação) no calendário ENEM 2020.

Vale lembrar que quem deseja fazer a prova digital deve fazer essa opção no momento da inscrição e que ela não está disponível para todos os locais de aplicação.

No dia 20/10 devem ser publicados os gabaritos e cadernos de questões relativos às provas do ENEM digital.

  • Novembro de 2020

A aplicação das provas impressas do ENEM vão acontecer nos dias 01 e 08 de novembro, com datas já confirmadas pelo MEC no calendário ENEM 2020.

Lá pelo dia 10 desse mesmo mês devem ser publicados os gabaritos e também os cadernos de questões das provas impressas.

  • Janeiro de 2021

É somente por volta do dia 15 de janeiro do ano seguinte (2021) que serão publicadas as notas individuais de cada um dos alunos que prestou o exame.

O mais importante é lembrar que, com exceção dos dias das provas, todas as datas são estimativas considerando o que aconteceu nos anos anteriores. Por isso, você já pode ir se programando, mas é sempre indicado confirmar essas datas do calendário ENEM 2020 quando o edital for oficialmente publicado.

 

O que muda no ENEM 2020?

Se você está acompanhando as últimas edições do ENEM, já deve saber que a maior novidade para o ano de 2020 é a aplicação das provas digitais. Embora seja uma iniciativa piloto para teste, o modelo já será testado em algumas localidades.

Nesse caso, ela é opcional e é o estudante que deve escolher essa opção no momento da inscrição, lembrando ainda que a quantidade é limitada.

Como já foi dito, as provas digitais estarão disponíveis apenas para alguns estados, mas a expectativa do Governo é que até 2026 o exame já seja realizado inteiramente dessa forma.

Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre o calendário ENEM 2020 e o que pode mudar nessa nova edição do exame. Então, aproveite o tempo que ainda tem e se programe para ter um bom resultado!

Leave a Reply