Dicas para se sair bem na redação ENEM✅

Redação enem 2020Para que seja possível conquistar uma boa nota na faculdade, é importante se dedicar aos estudos. No entanto, é fato que só de pensar em escrever uma redação, muitos alunos já se sentem inseguros. E você, sabe como se sair bem na redação ENEM?

Pois bem, a primeira coisa que você precisa saber é que você não está sozinho com essa insegurança e essa incerteza. Mais do que isso, o ENEM tem um papel importante para os alunos que estão concluindo o ensino médio, portanto, nada mais comum do que ficar inseguro.

Sendo assim, o mais importante é estudar bastante, treinas e, claro, conhecer algumas dicas ótimas para conseguir se sair bem na redação ENEM. Então, vamos conferir algumas informações importantes.

 

Dicas para se sair bem redação ENEM

Pois bem, o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, é muito importante para os jovens que pretendem seguir os estudos e entrar em uma universidade.

Por isso, além de ir bem nas questões das provas, que são de múltiplas alternativas, o estudante ainda precisa ter um bom desempenho na redação e é aí que muitos se perdem.

No entanto, nada melhor do que algumas dicas importantes para se sair bem na redação ENEM, veja:

  • Mantenha-se sempre atualizado

Muito além de saber regras de concordância e a grafia correta das palavras, para se sair bem na redação ENEM é importante estar atualizado dos temas da atualidade.

Isso porque os temas da redação ENEM sempre são sobre temas atuais, notícias recentes e assuntos que estão em alta no momento. Nesses casos, os livros de estudo podem não ajudar muito.

Então, a dica é ficar atento a revistas, jornais, podcasts de atualidades e se informar sobre os acontecimentos nacionais e internacionais e isso certamente vai ajudar muito no momento de escrever a sua redação.

Vale lembrar que a sua opinião não é o que importa para a redação, ou seja, você pode ser contra, a favor ou neutro em relação a um tema, o que conta mesmo é a sua capacidade de argumentar e discorrer sobre esse assunto com coerência.

  • Atenção às competências exigidas na redação ENEM

A avaliação do ENEM exige que o aluno demonstre algumas competências ao desenvolver a sua redação, tais como:

  • Domínio da escrita formal da língua portuguesa
  • Compreensão do que foi proposto no cabeçalho da redação
  • Habilidade para selecionar, organizar e depois interpretar fatos, dados e argumentos seguindo um ponto de vista
  • Conhecimento para a construção de uma argumentação
  • Elaboração de uma proposta de intervenção para o tema abordado.

Sendo assim, quando for construir o seu texto, faça uma reflexão sobre o que foi pedido e depois escreva suas ideias no papel, buscando uma forma de defender o seu ponto de vista, bem como apresentar possíveis soluções para a questão apresentada.

  • Conte com textos de apoio

A redação ENEM oferece ao aluno alguns textos de apoio e eles são importantes e devem ser lidos com atenção. Esses textos podem ser artigos, histórias em quadrinho e até mesmo notícias e charges.

Muitas vezes, elas ajudam trazendo dados estatísticos que podem ser interpretados para demonstrar a gravidade ou a situação de um problema que foi proposto.

Dessa forma, fica um pouco mais fácil de entender o que foi pedido e desenvolver os argumentos que você vai apresentar no texto. Sem dúvidas, ler os textos de apoio ajuda a desenvolver sua redação mais rapidamente.

  • Leia bastante

Como já foi explicado, uma das competências exigidas pelo ENEM é o domínio da escrita formal da língua portuguesa. Sendo assim, nada melhor do que a leitura para se tornar fera nas regras de ortografia e gramática.

Sendo assim, procure encontrar um tempinho diário para dedicar à leitura e exercitar essas habilidades. Não precisa necessariamente ser uma obra exigida no vestibular, podendo ser até o seu autor favorito se preferir.

Quando mais você lê, mais aprende a escrever corretamente e exercita as possibilidades de construção de uma frase.

  • Não esqueça do rascunho

Muitos alunos veem o tema da redação ENEM e já vão logo escrevendo o seu texto sem fazer um rascunho prévio e isso é um grande erro.

Isso porque o rascunho ajuda a organizar as ideias e a se manter fiel à estrutura que é pedida, que é introdução (primeiro parágrafo no qual você apresenta o assunto), desenvolvimento (3 ou 4 parágrafos nos quais você desenvolve e defende seus argumentos) e a conclusão (que é onde você faz o fechamento e oferece uma proposta de intervenção).

Sem dúvidas o rascunho ajuda você amontar um texto nesse modelo, revisar e então transferir as ideias de forma mais organizada e sem erros de português.

  • Saiba argumentar

O texto pedido no redação ENEM deve ser dissertativo-argumentativo e isso significa que deve abordar um problema e defender um ponto de vista em relação a ele.

Sem dúvidas, isso exige uma certa reflexão, afinal, você precisa considerar os dados apresentados para definir sua opinião e o que você pensa à respeito.

Mais do que isso, lembre-se que a sua opinião é considerada algo pessoal, ou seja, não precisa ter medo de defendê-la. A única coisa que você deve ter em mente é que o seu ponto de vista também não pode abordar ideias e propostas que vão contra os direitos humanos, pois você poderá ser penalizado.

Mais do que isso, o uso de exemplos na redação ENEM pode ajudar muito na sua argumentação.

  • Treine muito

Por mais que você tenha toda a teoria de como escrever uma boa redação ENEM, não há nada melhor do que a prática para conseguir um bom resultado. Por isso, reserve um horário do seu cronograma de estudos para treinar os desenvolvimento de uma redação ENEM.

Com isso também vai ficar mais fácil entender quais são as suas principais dificuldade e em que pontos você tem que focar mais.

Uma dica importante é procurar as provas anteriores do ENEM e tentar desenvolver os temas propostos anteriormente. Assim você consegue treinar usando uma proposta real.

Pronto, agora você já sabe como se sair bem na redação ENEM e conseguir um bom resultado na sua nota!

 

Leave a Reply