Possíveis temas de redação ENEM 2020✅

redação enem 2020Sem dúvida, a redação do ENEM é uma das partes do exame que mais assusta os participantes, especialmente por não saberem o tema que será tratado. Justamente por isso que é interessante saber quais os possíveis temas de redação ENEM 2020, para se preparar como deve.

O fato é que mesmo que você já tenha treinado muito, a redação é sempre uma surpresa pois o tema só é revelado na hora do exame mesmo. No entanto, o fato é que se analisarmos as edições anteriores desse exame, é possível notar que sempre há uma temáti ca central que se repete.

Assim, as provas sempre pedem que o conteúdo seja analisado com foco mais social e debatido. Então, para saber um pouco mais sobre esse assunto, leia e vamos entender um pouco melhor sobre o possíveis temas de redação ENEM 2020.

 

Afinal, quais os possíveis temas de redação ENEM 2020

Como você já sabe, a redação ENEM é uma parte de extrema importância para que se tenha um bom resultado no Exame Nacional do Ensino Médio, equivalendo a 20% da nota final. Por isso, é essencial ter um bom resultado.

Mais do que isso, vale lembrar que mesmo indo muito bem nas provar objetivas, caso o candidato zere a redação, ele ainda não será aprovado para alguns programas, como Fies e ProUni. Isso significa que é preciso conseguir uma pontuação mínima.

Outro ponto importante é que não existe um certo e errado a respeito do que você defende na sua redação, ou seja, você pode ser a favor ou contra um determinado assunto e isso não será avaliado.

O principal foco da avaliação é conferir a coerência do pensamento, a argumentação usada para defender uma determinada linha de pensamento, o uso do português formal, ortografia e etc.

Mais do que isso, claro, apesar de você poder expressar o que pensa na redação, seu pensamento não deve ferir nenhum direito humano básico, óbvio.

Com tudo isso em mente, vamos conhecer alguns possíveis temas de redação ENEM 2020:

  • Importância da vacinação

Para quem não sabe, nos últimos anos, algumas doenças já eram consideradas erradicadas ou totalmente sob controle, mas agora estão voltando a aparecer por todo mundo. Além do retorno dessas patologias, a cobertura de vacinação também caiu no país.

Isso é um problema, especialmente por causa de boatos que se espalham afirmando que as vacinas podem causar autismo nas crianças, o que é um grande engano.

Por ser um assunto tão sério é que esse é um dos possíveis temas de redação ENEM 2020.

  • Doação de órgãos

No nosso país, mais de 40 mil pessoas estão nas filas de transplante de órgãos e muitas acabam falecendo antes que chegue sua vez. Isso acontece porque muitas pessoas não declaram o seu desejo de doar os órgãos e um dos maiores problemas atuais é que as famílias não autorizam a doação.

A logística de transporte e conservação do órgão também pode ser considerada um problema e é por esses motivos que esse é um dos possíveis temas de redação ENEM 2020.

  • Suicídio e transtornos psicológicos

Um outro tema que tem grande chance de aparecer na redação do ENEM são os transtornos psicológicos e também o suicídio, sendo que, de acordo com a OMS a depressão afeta cerca de 320 milhões de pessoas no mundo todo, sendo que são 11,5 milhões somente no Brasil.

  • Sistema prisional Brasileiro

Todos sabemos que o sistema carcerário no Brasil ainda é falho e bastante precário, especialmente quando comparado com países de primeiro mundo. Dados oficiais mostram que o Brasil é o terceiro país com maior número de encarceramentos, com um total de mais de 725 mil pessoas.

Essa grande quantidade leva a cenários de superlotação de cadeias, brigas, formação de facções, rebeliões e um sistema que mais prejudica do recupera um detento.

Por toda essa problemática que esse é um dos possíveis temas de redação ENEM 2020.

  • Porte de armas

Muito comentado nos últimos tempos, esse assunto gera uma grande discussão com inúmeros pontos de vista, mas no Brasil a discussão voltou com força depois das últimas eleições, quando o atual presidente mostrou a intenção de revogar o Estatuto de Desarmamento, que é algo que pode acontecer ainda no ano de 2020.

Por ser um tema polêmico e que exige um posicionamento firme do estudante, esse é um dos possíveis temas de redação ENEM 2020, pedindo que o candidato se posicione contra ou a favor e defenda um lado.

  • Mobilidade urbana

Esse é outro tema recorrente no Brasil, visto que é considerado um grande desafio, especialmente para as grandes cidades, com um transporte público precário junto de uma grande quantidade de veículos particulares e a falta de ciclovias.

Assim, a locomoção urbana é mais um dos possíveis temas de redação ENEM 2020.

  • A crise do sistema hídrico no país

Não há dúvidas de que a água é um dos bens mais importantes para a vida dos humanos, mas a realidade é que nos últimos anos o país está sofrendo um forte desabastecimento de água potável e alguns fatores que influenciam isso é a poluição e as mudanças no clima.

O fato é que essa era uma condição já bastante frequente em locais como o Nordeste do país, por exemplo, apesar do fato de que o Brasil tem a maior reserve de água doce do mundo.

Por todos esses detalhes e questões é que esse é um dos possíveis temas de redação ENEM 2020.

  • Uso de Fake News

Desde a última eleição para presidência que o termo “fake News” não sai das conversas dos brasileiros. Para quem não sabe, se tratam de notícias que até podem ter uma informação verdadeira, mas possuem desdobramentos falsos e que fazem com que as pessoas acabem acreditando que um fato é inventado é verdade.

Por estarem cada vez mais presentes no nosso dia a dia e nas redes sociais é que o uso de fake News é mais um dos possíveis temas de redação ENEM 2020.

  • Trabalho escravo nos tempos de hoje

Todo mundo estudou no colégio que a escravidão acabou lá em 1888, quando a lei Áurea foi assinada. No entanto, é fato que até os dias de hoje existem muitas pessoas no Brasil e no restante doo mundo que vivem em situações análogas à escravidão, o que é igualmente terrível.

Dados mostram que somente entre 1996 e 2003, mais de 50 mil pessoas foram libertadas dessas condições, que trabalhavam em situação de trabalho forçado, jornada de trabalho exaustiva, restrição de locomoção, trabalho por dívida e muito mais.

Esse é um problema que normalmente afeta pessoas com baixa escolaridade ou analfabetas, que não tem conhecimento das leis trabalhistas.

Pronto, agora você já conhece alguns possíveis temas de redação ENEM 2020, mas a dica é sempre estar antenado sobre o que está acontecendo na atualidade.

Leave a Reply