Saiba tudo sobre o ENEM participante 2020

participante ENEMSe você é será um ENEM participante 2020 e quer se sair bem no exame, é muito importante estar preparado para ele e isso vai muito além de decorar conteúdos.
O fato é que o ENEM, Exame Nacional de Ensino Médio, é o mais exame do país e serve para que alunos possam conseguir colocação em universidades, sejam elas públicas ou federais.
Sendo assim ele é de fundamental importância para a vida e a carreira de jovens que estão terminando o ensino médio e sonham em fazer um curso superior.
Então, se você está querendo se preparar e saber um pouco mais sobre ser um participante ENEM, continue lendo que vamos dar algumas dicas incríveis.

Mas antes, o que é o ENEM?

Para quem ainda não conhece, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) foi ciado pelo MEC (Ministério da Educação) ainda no ano de 1998. O seu principal objetivo é avaliar o desempenho dos estudantes concluintes do ensino médio.
Em 2018, por exemplo, o exame contou com 5 milhões de ENEM participante, e ele também serve para acompanhar a qualidade de ensino do país, podendo ser usado para orientar as políticas públicas educacionais.
Mais do que isso, para os estudantes, o ENEM é uma excelente ferramenta, visto que serve como critério de seleção para o recebimento de bolsas integrais e parciais, como o ProUni e também para que se possa obter Financiamento Estudantil, que é o FIES.

Como é a prova para o ENEM participante

O ENEM é um exame realizado anualmente e pode ser feito por todos os alunos de escolar públicas ou privadas em todos os 27 estados do Brasil.
A prova é composta por 180 questões e mais uma redação sobre temas da atualidade. A prova tem como objetivo testar as habilidades e o conhecimento dos alunos, tendo como um de seus diferenciais a transdisciplinaridade das questões.
Em outras palavras, a prova visa analisar o ENEM participante por seu raciocínio, capacidade de interpretação de texto e conhecimento a respeito dos conteúdos ensinados durante o ensino médio.
Todas as questões são de múltipla escolha e a prova é feita em dois dias, que são dois domingos seguidos. A divisão da prova é feita por áreas de conhecimento e a redação é um texto dissertativo, que deve sempre respeitar os padrões da Língua Portuguesa.
A divisão as provas do ENEM participante são as seguintes, sendo 45 questões de cada:
• Linguagens, códigos e suas tecnologias
• Ciências Humanas e suas tecnologias
• Ciências da natureza e suas tecnologias
• Matemática e suas tecnologias
Já a redação do ENEM participante deverá ter, ao menos, 30 linhas e deve ser um texto dissertativo-argumentativo, desenvolvido a partir de uma situação problema, que pode ser cultural, política ou social.

Quem pode ser um ENEM participante?

Qualquer pessoa poderá fazer o exame do ENEM, não havendo qualquer restrição de idade ou classe social. No entanto, é sempre importante lembrar que o objetivo do exame é fazer uma avaliação dos estudantes que estão por terminar ou que já concluíram o ensino médio.
Mais do que isso, para que seja possível se inscrever para fazer o ENEM é preciso estar matriculado no ensino médio ou então já ter concluído o mesmo.
Caso o ENEM participante ainda esteja no primeiro ou segundo ano do Ensino Médio, ele poderá se inscrever para prestar o exame. No entanto, nesse caso, é essencial escolher a opção de “treineiro”, que é para aqueles que não podem ainda usar a nota para entrar na faculdade e nem para se candidatar a algum programa do governo, visto que não concluíram essa etapa do ensino.

O ENEM participante pode conseguir bolsa de estudos?

Para aqueles estudantes que fazem o ENEM, o exame serve como uma ferramenta usada como critério de seleção para bolsas integrais ou parciais, como é o caso do ProUni, além da possibilidade de conseguir o FIES, que é o Financiamento Estudantil.
Assim, ele serve para que seja possível selecionar o ENEM participante para fazer um curso superior em uma faculdade federal ou particular por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).
Caso a nota não tenha sido o que o ENEM participante esperava, é possível conseguir bolsas parciais de estudos por outros meios.

O que fazer com a nota do ENEM participante?

A nota que você obteve no seu exame pode ser utilizada para uma grande variedade de programas educacionais do nosso Governo, tais como FIES, Prouni e o Sisu, além de servir para dispensar o vestibular em faculdades particulares.
Veja o que você pode fazer com sua nota ENEM participante:
• Nota de corte
Cada sistema possui sua própria nota de corte e que ela só é liberada depois que finalizam as duas edições do seu processo seletivo, isso é, depois que os vestibulares regulares são feitos.
No entanto, as notas têm apresentado variações mínimas de um ano para outro, portanto, você pode conferir as anteriores se não quiser esperar, sempre lembrando de ver a nota específica do curso pretendido.
Pronto, agora você já sabe um pouco mais sobre ser um ENEM participante, o que fazer e como usar sua nota para conseguir uma boa colocação da universidade.

Leave a Reply