Nota do ENEM 2020 Saiba Como Consultar e Muito Mais

nota do enem 2020Sem dúvidas, um dos momentos mais esperados para os alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio, é justamente a publicação da nota do ENE, que mostra o desempenho do aluno e possibilita que ele saiba sua nota para que possa decidir como vau usá-la.

O fato é que a nota do ENEM pode ser a sua porta de entrada para o sonho de um curso superior e é por isso que é tão importante conferir ela a tempo de escolher o que você pode e vai fazer para usá-la.

Isso porque atualmente e Exame Nacional do Ensino Médio é uma das principais portas de entrada para as instituições de ensino superior do nosso Brasil. Sendo assim, a nota obtida pode ser utilizada para uma grande variedade de finalidades, incluindo as bolsas de estudo e financiamentos.

então, se você pretende fazer o ENEM 2020 e já quer se preparar, é só continuar lendo que vamos ensinar o que você precisa fazer para consultar a sua nota do ENEM e como usá-la depois.

 

Afinal, como consultar a nota do ENEM

Pois bem, existe mais de uma forma de fazer a consulta da nota do ENEM. Isso significa que ela pode ser feita diretamente pelo site oficial do INEP, ou mesmo pelo aplicativo do ENEM que está disponível para Android e iOS.

Para isso, não se esqueça que você vai precisar da sua senha cadastrada no momento da inscrição, juntamente com o seu número de CPF. São esses os dados básicos para poder acessar o sistema e conferir a nota da redação e também as provas nas quatro áreas de conhecimento.

Vale lembrar que dados não são divulgados todos juntos, ou seja, primeiramente é divulgada a nota das redações e depois é feita a divulgação dos espelhos de correção, que contém os dados utilizados como critério de avaliação do texto.

Dito isso, vamos ver como fazer a consulta da sua nota do ENEM.

  • Consultar nota do ENEM pelo site

Como já foi explicado, a consulta deve ser feita pelo site do INEP, sempre lembrando que no primeiro dia de divulgação das notas do ENEM ele pode ficar instável e o acesso pode não ser tão simples.

Mesmo assim, é importante persistir pois cedo ou tarde o acesso é liberado.

Então, para fazer a consulta, acesse o site o INEP, pelo endereço www.enem.inep.gov.br/participante.

Assim que a página carregar, um assistente virtual irá solicitar que você confirme que não é um robô através de um sistema de verificação simples.

Em seguida, informa o eu CPF e também a senha cadastradas e pronto, você já terá acesso à página das notas.

  • Consultar a nota do ENEM pelo aplicativo

Para descobrir a sua nota  através do aplicativo, o primeiro passo é acessar a loja de aplicativos do seu smartphone. Assim que o aplicativo for baixado e instalado, basta abri-lo e informar seus dados de acesso, como CPF e senha.

Ao concluir o acesso você já poderá ver as informações a respeito do seu desempenho no exame e conferir as notas.

O que fazer com Nota do ENEM?

Pois bem, com a nota do exame em mãos, os alunos poderão concorrer a uma grande variedade de vagas no ensino público superior, bem como bolsas de estudo em instituições privadas e acesso ao financiamento estudantil. Vamos entender melhor tudo isso:

  • Universidade pública

Diversas instituições públicas abrem vagas todos os anos através do SISU e o processo é feito todo pela internet, usando as notas do ENEM como critério de seleção e classificação dos candidatos.

É importante estar atento pois as inscrições abrem um pouco depois da data da divulgação da notas e têm prazo para serem preenchidas.

Para se inscrever é gratuito, mas é preciso ter feito a edição mais recente do ENEM e não pode ter zerado a prova de redação.

Vale lembrar que cada universidade pode atribuir um peso diferente a cada prova, dependendo do curso pretendido.

  • Vestibular de universidade privada

As universidades privadas tendem a ser menos concorridas que as públicas e a maioria aceita a nota do ENEM como critério de ingresso, não sendo necessário fazer o vestibular.

Nesse caso, só é preciso apresentar o resultado e fazer a matrícula no curso de interesse.

  • Bolsas e financiamento na universidade privada

Outra opção é que os estudantes que tiveram uma boa nota do ENEM também podem concorrer a bolsas de estudos, parciais ou integrais, ou a possibilidade de financiamento.

Vale lembrar que alguns programas disponíveis são oferecidos pelo governo enquanto outros são iniciativas das próprias universidades.

Dentre os programas federais, podemos citar o Financiamento Estudantil (FIES) e o Programa Universidade para Todos (ProUni).

Para quem não conhece, o ProUni é o programa que oferece bolsas parciais ou integrais para os estudantes de baixa renda que tiveram um bom desempenho na edição mais recente do ENEM, desde que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular mas com bolsa de 100%.

Pronto, agora você já sabe bem como consultar a sua nota e todas as possibilidades para usar ela e conseguir seu diploma de ensino superior.

Leave a Reply