Como solicitar a isenção ENEM 2020

Enem isençao Se você chegou até aqui para saber um pouco mais sobre a isenção ENEM, como funciona e como fazer para conseguir, pode ter certeza de que veio ao lugar certo, pois vamos falar um pouco mais sobre isso hoje.

O Exame Nacional do Ensino Médio é um excelente recurso oferecido pelo Governo Federal para quem deseja ingressar no ensino superior, especialmente para as pessoas que não têm condições de custear os gastos de uma universidade.

Da mesma forma, nem todos possuem condições de pagar a taxa de inscrição e é por isso que existe a possibilidade de conseguir uma isenção ENEM, que é um direito garantido pelo INEP a todos os estudantes de baixa renda.

Então, para você que quer saber mais e entender melhor como fazer isso, continue lendo e saiba mais sobre o processo para solicitar a isenção da taxa do ENEM.

 

Quem é que pode pedir a isenção ENEM?

Para que se tenha uma ideia, no último ENEM que foi realizado em 2019, o valor cobrado de taxa de inscrição foi de R$ 85 reais. Os pedidos para isenção ENEM 2019 ficaram abertos entre os dias 1 e 10 de abril apenas e é bem alto o número de candidatos que conseguem esse benefício.

Dito isso, fique sabendo que a isenção ENEM pode ser solicitada por participantes que se enquadram nos seguintes requisitos:

  • Estudantes cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolar públicas

Assim, logo que você informar que está corretamente matriculado no último ano do Ensino Médio, o sistema irá conceder a isenção de forma automática.

O mais importante é lembrar que não há possibilidade de alterar os dados socioeconômicos e de escolaridade depois de já ter feito o seu preenchimento durante o período de solicitação.

  • Participantes que estão incluídos na Lei Federal nº 12.799/2013

Essa é a categoria de estudantes de escolas públicas ou que possuem bolsas integrais em escolar particulares, que tenham uma renda mensal de até 1,5 salários mínimos por integrante da família.

  • Candidatos Inscritos no Cadastro Único para participar de Programa Sociais do Governo Federal

Os inscritos no CadÚnico possuem o amparo do Decreto nº 3.135/2007, que cede a isenção ENEM para participantes que tenham a renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa ou uma renda familiar total de até 3 salários mínimo.

  • Participantes do ENCCEJA

Quem já realizou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos e conseguiu a sua certificação para o Ensino Médio, também terá direito à isenção ENEM.

Sendo assim, se você se enquadra em qualquer um desses isenção ENEM, saiba que você pode solicitar a sua isenção ENEM e ficar livre da taxa de inscrição.

A expectativa do Governo é que cerca de 70% dos candidatos possam ser beneficiados com esse recurso de isenção ENEM.

 

Como solicitar a isenção ENEM?

Pois bem, agora que você já sabe se tem direito a pedir a isenção ENEM pois se enquadra em alguma das situações acima, é importante conhecer o passo a passo para poder fazer o pedido.

Então, vamos ver como proceder para fazer o pedido de isenção ENEM através da página do participante mesmo:

  1. Acesse a página do participante do ENEM, clicando aqui
  2. A atendente virtual irá dar as boas vindas e pedir que você escolha a imagem de um dos itens, como medida de segurança contra ação de robôs.
  3. Depois, você deve digitar o seu CPF e a data de nascimento para ter acesso ao sistema
  4. Assim que você acessar, irá aparecer na tela quais são os estudantes que têm o direito a isenção ENEM para não pagar a taxa de inscrição
  5. Se você se enquadra em um desses grupos, marque a opção “li e concordo” e depois prossiga
  6. Agora o sistema irá solicitar o preenchimento de alguns dados, tais como nome da mãe e data de nascimento.
  7. Ao prosseguir, aparecerá uma tela com perguntas sobre sua escolaridade. Aqui é preciso informar se você já concluiu o Ensino Médio ou se ainda está cursando, se a conclusão foi pelo Encceja, por escola pública ou por escola particular e se foi com ou sem bolsa.

Caso você marque que já concluiu o Ensino Médio: terá de responder se obteve a Certificação pelo Encceja no ano anterior;  se sim, terá de indicar a escola que frequentou e se não, indique o tipo de escola que frequentou; informe também a modalidade de ensino, a série e o ano de conclusão;

Se você marcar que está cursando o último ano do Ensino Médio: terá que indicar o tipo de escola frequentada; a modalidade de ensino, a série e o ano que concluirá. Na tela seguinte, informa os dados do estado, município e nome da escola. Caso sua escola não esteja na lista, escolha a opção “não localizei minha escola”.

Se você marcar que está cursando o Ensino Médio mas não está no último ano: basta identificar o tipo de escola que está frequentando.

Por fim, a última tela irá pedir que o participante informe se tem, ou não, o Número de Identificação Social (NIS). Caso não saiba, você poderá fazer a consulta.

Por fim, verifique cuidadosamente se todas as informações preenchidas estão corretas, lembrando que os participantes que solicitarem a ela terão de preencher um formulário socioeconômico, informando renda familiar, características da residência e outros.

Depois, informe um telefone para contato, escolha uma senha e guarde-a bem pois será necessária no futuro.

Confirme os dados novamente e pronto, sua solicitação de isenção ENEM está concluída. Depois é só esperar para conferir o resultado do pedido!

Leave a Reply