Saiba tudo a respeito da Inscrição ENEM 2020

Inscrição do enem em 2020Sem dúvidas, o ENEM é um dos maiores exames realizados no Brasil e é também um dos mais concorridos. Todos os anos, o exame é feito por um público de mais de 5 milhões de estudantes que se dedicam durante dois domingos para fazer a prova. E você, já sabe como fazer a inscrição ENEM 2020 para participar também?

A primeira coisa que precisa ser dita é que o ENEM é o principal requisito para que o estudante possa participar de programas educacionais do nosso Governo Federal. Dentre eles, podemos citar o Prouni, o Sisu e também o FIES.

Portanto, nada melhor do que aproveitar o tempo que ainda falta até a prova desse ano e começar a se preparar, conhecendo todos os detalhes importantes para fazer a sua a inscrição ENEM 2020 e também para participar.

 

Entendendo melhor o ENEM 2020

O ENEM 2020 é o Exame Nacional do Ensino Médio e é de fundamental importância para que os estudantes do ensino médio possam ter acesso ao ensino superior de qualidade que tanto sonham.

Para isso, claro, é preciso conseguir um bom aproveitamento no exame, que acontece paralelamente em mais de 1700 cidades brasileiras.

Os participantes do ENEM podem garantir sua participação em programas como:

  • SISU: Sistema de Seleção Unificada, que visa disponibilizar vagas em instituições de ensino superior públicas, tais como as universidades federais. Normalmente é esse o primeiro programa que abre suas inscrições.
  • ProUni: esse é o programa que oferece bolsas de estudos integrais ou parciais para alunos que optem por cursar a universidade privada.
  • FIES: esse é o Fundo de Financiamento Estudantil, que oferece a opção de financiar os estudos em instituições de ensino superior privadas. A porcentagem do financiamento será definida de acordo com as informações socioeconômicas do aluno, que são comprovadas no momento da inscrição.

Vale lembrar é que todos esses programas governamentais costumam abrir suas inscrições no primeiro ou segundo semestre do ano, sendo importante cuidar os prazos para não perder a inscrição ENEM 2020, garantindo sua participações nos programas.

 

Inscrição ENEM 2020

Se você está decidido a participar do Exame Nacional do Ensino Médio, é muito importante estar de olho na data da inscrição ENEM 2020, para não perder o prazo.

Fazer a sua inscrição é algo muito simples e fácil, lembrando que é tudo feito pela internet mesmo, do conforto da sua casa.

Para isso, o que você precisa é ter um dispositivo com acesso a internet e alguns dados pessoais em mãos. O passo a passo para fazer sua inscrição ENEM 2020 é o seguinte:

  1. A primeira coisa que você precisa fazer é acessar o site oficial do ENEM através do link http://enem.inep.gov.br/participante
  2. Na página do estudante, escolha a opção que diz “inscrição”
  3. Já na página de inscrição ENEM 2020, coloque o seu CPF e logo a sua data de nascimento
  4. Depois é a vez de preencher outras informações pessoais, tais como sexo, raça, nome completo, nacionalidade e outros.
  5. Ao fim dessa mesma página, informe também o seu endereço residencial completo, com rua, bairro, cidade, estado e CEP.
  6. O passo seguinte é criar uma senha de, pelo menos, 6 caracteres, sempre lembrando de guardá-la muito. Isso porque você vai precisar dela para quando for conferir os resultados da prova e quando for participar do programas educacionais.
  7. Já na opção “Recursos” você deverá informar caso precise de algum tipo de atendimento específico ou especializado para a realização da prova. Esse atendimento serve para pessoas com baixa visão, déficit de atenção, cegueira, surdez e outros.
  8. O passo seguinte é escolher a língua estrangeira para a qual você vai prestar a prova, tendo como opção o inglês ou o espanhol
  9. Em seguida, você deverá preencher os dados relacionados a sua situação de conclusão do ensino médio, além de informar qual sua unidade federativa, nome da escola, cidade e o código da instituição.
  • Por fim, responda a um questionário socioeconômico que terá perguntas relacionadas à renda da sua família. Esse é um questionário fundamental para que seja possível fazer a página de participantes do ENEM.

Embora pareçam muitos passos, o iniciar a sua inscrição ENEM 2020 você verá que é bem simples e fácil de concluir o processo.

 

Data para inscrição ENEM 2020 e isenção

Até o momento não foram divulgadas as datas oficiais para fazer a inscrição ENEM 2020 e nem para solicitar a isenção da taxa de inscrição. No entanto, segundo estimativas feitas considerando os anos anteriores, é possível que a isenção possa ser pedida a partir de abril e a inscrição seja a partir de maio.

As provas, por sua vez, já possuem data para acontecer, sendo que as provas digitais vão acontecer nos dias 11 e 18 de outubro de 2020 e as provas impressas acontecerão entre os dias 1 e 8 de novembro de 2020. O resultado das provas corrigidas só sairá no mês de janeiro de 2021.

O mais importante de tudo é que, ao fazer sua inscrição ENEM 2020, você permaneça atento aos prazos e datas dos programas, para não perder nenhum benefício que é seu por direito.

Leave a Reply