Como calcular a nota do ENEM 2020 ✅

Uma das maiores ansiedadecomo calcular a nota do enem s dos alunos que fazem o Exame Nacional do Ensino Médio é saber suas notas para ter uma ideia de como foi seu desempenho. Assim, logo depois que os gabaritos são divulgados, os estudantes precisam saber como calcular a nota do ENEM.

Isso porque a divulgação oficial das notas pode demorar alguns meses e muitos alunos não suportam a ideia de ter que esperar tanto para saber como se saíram no exame.

Sendo assim, nada melhor do que aprender como calcular a nota do ENEM e é justamente sobre isso que vamos falar um pouco mais hoje, para que você não tenha que esperar para saber seus resultados.

 

Entendendo a nota do ENEM

Antes mesmo de aprender como calcular a nota do ENEM, é importante entender que a avaliação é feita considerando um sistema um pouco mais complexo do que a simples soma de pontos.

Pois bem, a nota do ENEM é calculada usando um sistema chamado TRI, que é a sigla de Teoria da Resposta ao Item. Usando essa metodologia, o que mais importa é a consistência dos acertos e não apenas a quantidade deles.

Essa teoria é desenvolvida com base em um gráfico que considera as questões com maior ou menor número de acertos. Com isso se torna possível classificar os níveis de dificuldade de cada uma das questões, incluindo as áreas que são consideradas mais fáceis.

Sendo assim, existe uma lógica que diz que aqueles estudantes que acertaram questões mais fáceis podem ter uma nota maior do que aqueles estudantes que acertaram apenas as questões mais difíceis.

Isso porque o TRI entende que o estudante que tem apenas acertos nos itens mais difíceis possui uma chance maior de ter chutado a questão do que de ter resolvido usando seus próprios conhecimentos.

Isso porque ele entende que o aluno se o aluno não conseguiu acertar as questões mais simples, como pode ter conseguido acertar as mais complexas?

Por esse mesmo motivo, um candidato que acertou 280 questões pode ter uma nota menor do que aquele que acertou 275, pois é considerado um padrão de respostas mais coerente.

 

Como calcular a nota do ENEM?

Pois bem, como já foi explicado, a nota do ENEM é feita usando um sistema peculiar que não é uma representação simples da quantidade de questões que foram marcadas corretamente.

Assim, em cada uma das quatro áreas que são avaliadas, a média irá depender do nível de dificuldade das questões nas quais você acertou a resposta e nas questões nas quais você errou a resposta. Por isso mesmo é que estudantes com o mesmo número de acertos podem obter médias e resultados diferentes.

Em outras palavras, podemos dizer que o sistema TRI tem como objetivo avaliar a possibilidade de um aluno ter chutado uma resposta para acertar a questão.

Sendo assim, o estudante que acertou somente questões consideradas fáceis e acertou apenas uma difícil, o sistema pode entender que isso foi um chute.

Do contrário também é verdade, e o sistema entende caso haja uma consistência entre os acertos de questões fáceis, médias e difíceis.

Sendo assim, se você quer saber como calcular a nota do ENEM, fique sabendo que o que você pode fazer é somente conferir seus erros e acertos, somando os pontos de forma básica mesmo

Depois disso considere que a média de acertos dos participantes fica em torno dos 500 pontos. Sendo assim, quanto maior for sua pontuação, melhor o seu desempenho em relação à média.

Já quanto menor for a nota nessa soma, pior foi a sua avaliação em relação à pontuação da média.

No entanto, mesmo não sendo a avaliação oficial, essa já é uma ótima forma de ter uma noção sobre o seu desempenho no ENEM, não é mesmo?!

 

Como calcular a nota do ENEM na redação

No caso da redação não é possível que o aluno faça o cálculo em casa, afinal, os textos são avaliados por um grupo de corretores que podem dar notas de 0 a 200 nas cinco competências avaliadas, somando uma pontuação de mil para uma redação “perfeita”.

Quando há uma divergência entre a dupla avaliadora principal, um terceiro avaliador é chamado para dar a sua avaliação.

 

Entendendo as notas mínimas e máximas

Agora que você já sabe como calcular a nota do ENEM, é importante entender que as notas mínimas e máximas não serão, necessariamente, nem zero e nem mil, diferente do que muitos pensam. Isso só acontece na redação.

Nas provas objetivas, as notas podem variar de acordo com cada edição do ENEM, visto que elas dependerão justamente do gráfico que é elaborado para o sistema TRO de avaliação, que é feito depois de leitura de todos os cartões de resposta.

Mesmo assim, é sempre bom ressaltar que as médias ficam perto dos 500 pontos, o que significa que quanto mais acima dessa média você ficar, melhor o seu desempenho terá sido em relação aos demais participantes.

Pronto, agora você já sabe tudo o que precisa para entender como calcular a nota do ENEM e ter uma noção do seu desempenho nesse exame tão importante.

Leave a Reply